Aborto - Você é a favor ou contra? Veja o vídeo ,tire suas proprias conclusões e comente!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011.
A legalização do aborto é um tema que rende debates intermináveis. Os argumentos favoráveis e os contrários se multiplicam, mas não sinto que estejamos perto de chegar a um consenso sobre o assunto. A proposta aqui não é defender uma corrente, mas promover mais ferramentas ao debate, discutindo os freqüentes argumentos que são defendidos por aqueles que levantam a bandeira e por aqueles que repudiam a prática.

Há quem se posicione do lado da legalização alegando que a saúde da mulher será preservada caso ela tenha meios legais de impedir a gravidez. Hoje, sem o apoio da sociedade, os abortos são realizados de forma clandestina, colocando em risco a vida de milhares de mulheres. Mas será que a legalização vai interromper as práticas clandestinas em uma sociedade em que a balança que divide o moral do legal pode sempre pender para um lado em detrimento do outro?

Dignidade da pessoa humana
Para impedir a legalização, nasceu a justificativa do atentado à dignidade da pessoa humana. Aqui precisamos rememorar toda a discussão legal sobre o momento em que há vida. Juridicamente, a Constituição Federal do Brasil determina que o direito à vida é inviolável. O texto do Código Civil assegura os direitos do nascituro desde a concepção. E no artigo 4º do Pacto de São José está dito que a vida do ser humano deve ser preservada desde o zigoto. Assim, seria imoral tirar a vida do feto.

Início da vida
Mas, aí eu pergunto, a partir de que momento há vida? Com base em que crenças devemos nos apoiar para definir este tempo exato? Se eu seguir os dogmas religiosos, a resposta seria que há vida desde o encontro entre o espermatozóide e o óvulo. Posso eu, no entanto, questionar este prazo com o argumento de que a fertilização é um processo que leva horas e que é difícil compreender em que momento é atribuída alma ao feto. Quem tem razão? E qual seria mesmo o conceito de razão que estamos adotando para encontrar a resposta certa? E há resposta certa?

Dona do próprio corpo
O próximo argumento que vou levantar é um dos mais comuns. Algumas mulheres são favoráveis ao aborto, porque são donas do próprio corpo, porque precisam ter o direito de decidir se querem e quando querem ter filhos. Mas aqui deixamos de lado qualquer discussão moral. Simplesmente ignoramos toda e qualquer discussão a respeito para nos limitarmos à nossa vontade, ao nosso querer. E se adotamos esta teoria estaríamos, então, nos mostrando favoráveis ao aborto no último mês de gravidez, por exemplo. E aí?

Questão social
Como disse, as defesas e ataques são variados e não paramos por aí. Precisamos mencionar a questão social. Se não for legalizado, as pessoas que não possuem condição financeira continuarão se submetendo a condições precárias para interromper uma gestação. Mas, sejamos bem honestos, quem é que está ligando para este lado da questão? Será que estão mesmo preocupados com as mulheres de baixa renda? Honestamente, não consigo visualizar esta preocupação. Não mesmo.

Vítimas de abuso
Podemos, ainda, conceder este direito a apenas algumas mulheres, àquelas vítimas de abuso sexual. Se o ato criminoso gerasse uma criança, teria então a mulher o direito de interromper a gestação. Afinal, seria a criança fruto de um ato violento, o que poderia provocar uma verdadeira repulsa por parte da mãe, dentre tantos outros problemas que a psicologia e a psiquiatria devem explicar. Porém, se defendemos que há alma e que a vida é um direito indisponível, não seria este um crime, também? Um homicídio?

Se seguir com as linhas de argumentação, com certeza a "discussão" por aqui. Creio que este já seja um conteúdo substancial para nos fazer analisar a questão. O que podemos perceber é que são muitas variáveis em jogo. Podemos até seguir um pensamento, mas não podemos ignorar outras formas de pensar o mesmo assunto. Tampouco podemos nos achar donos da razão, palavra tão relativa. O aborto é um assunto delicado, assim como também é delicada a discussão sobre a manutenção de uma gravidez indesejada.

O que eu acho importante sobre a discussão em torno da legalização do aborto é que essa discussão seja imposta com o propósito de esclarecer, de munir a sociedade de informações relevantes, para que a decisão sobre a descriminalização seja consciente. Os embates entre os argumentos religiosos, feministas, moralistas ou legalistas, por exemplo, não podem, a meu ver, ignorar fatores mais concretos, como os relacionados à saúde da mulher e à educação.

Alguém aí tem ouvido falar se abortos contínuos podem fazer mal à mulher? Os debates mais frequentes têm mencionado os riscos que uma mulher pode correr ao se submeter a um procedimento como esse? E as políticas públicas direcionadas ao esclarecimento, por onde andam? Eu não ouvi muito sobre isso. O que tenho visto são defesas de opiniões, muitas parciais, baseadas em crenças específicas. E o que venho defender aqui não é a legalização ou a não legalização da prática.

Este texto aqui é apenas para defender o acesso à informação, para que a construção de nossas opiniões seja baseada em fundamentos e não no que pensamos ser o melhor. É isso, a melhor forma de nos proteger é adquirindo conhecimento.

Mais sobre o assunto:
Livros:
1. Nos Limites da Vida – Aborto, Clonagem Humana e Eutanásia Sob a Perspectiva dos Direitos (Daniel Sarmento)
2. Aborto: um direito ou um crime? (Maria Tereza Verardo)
3. Sim ou não ao aborto? (Jose Gea Escolano)

Artigos na web:
1. Aborto: discursos filosóficos
2. A Questão do Aborto na América Latina – Os Números da Clandestinidade
3. O aborto em outros países

Fonte do texto: Conversa de menina

14 Comentários:

Emy disse...

Eu sou contra.

Sem dogmas religiosos pré-definidos ou coisa parecida, mas pra mim, desde que um coração bate e a criança já desenvolve tensões nervosas, pra mim já há vida.

Se não quer a criança, doe. Se não quer ter a criança, trate de tomar contraceptivos.

Existem também casos e casos... Quando a criança tem alguma deformidade, tipo sem massa cefálica ou alguma coisa que não permitirá a criança sobreviver, acho que isso deve ficar a critério dos pais. Ou se a gestação vai por a mãe em grande escala de risco... (ainda sim eu tentaria, mas... nem todo mundo é eu).

Enfim... Só minha mísera e sincera opinião.

Que venham as críticas!

rod disse...

Sou contra também, sem mais.

Érica disse...

Monstruosidade; Isso é o nível mais baixo a que uma mulher pode chegar. Não há desculpa para o aborto: camisinhas, anticoncepcionais (pra quem não se preocupa com a Aids), espermicidas (não me venham com hipocrisia de efeitos colaterais, pq um corrimento é mil vezes preferível a um aborto), DIU, pílula do dia seguinte. Os métodos são infinitos e quem engravida para abortar simplesmente não tem vergonha na cara!!! E não interessa o que digam, qlquer uma pode vir aqui e defender um aborto, mas só vai saber o tamanho do mal dessa prática quando for MÃE. E o bebê já completamente capaz de sentir dor com menos de um mês de vida.
Até mesmo em casos de anencefalia há chances de milagres (vejam a menina Vitória de Cristo), e ainda assim é preferível ter o filho nos braços apenas por um instante, do que simplesmente assassiná-lo por não ser perfeito aos olhos dos outros. Estupro? Tenha a criança e a doe pra quem sonha em ser mãe, essa criança não precisa saber que foi fruto de uma violência e tem direito a vida assim como você teve.
Mas aqui, se faz e aqui se paga, e essas sujeitinhas que adotam essa prática, mesmo tendo infinitas opções vão pagar, mesmo que seja no inferno. Não sou religiosa, mas acredito em justiça pra esse tipo de gente. E qto a criatura do vídeo, pena que não morreu c um útero perfurado, pra sentir um terço da dor que esse bebê sentiu, além da rejeição.

Anônimo disse...

cada um faz o que quiser,imagine essa criança nascer para morrer,sem comida,sem nada,e no final,o mundo já ta cheio de cria mesmo.

Diabólica e Sinistra disse...

Aplausos para Érica! Falou e disse menina.
É disso que o D&S precisa,leitores conscientes que expressão o que pensam!
Como foi dito anteriormente no post "a melhor forma de nos proteger é adquirindo conhecimento".
Ótimo comentário estou contigo e não abro!

Érica disse...

Pena que não abortaram essa porcaria do comentário anônimo, afinal, vc é só mais uma cria!! E do tipo mais idiota, pelo visto.

Diabólica e Sinistra disse...

Calma Érica, não é bem assim!
Opinião é como cú cada um tem o seu!
O anônimo expressou sua opinião, não concordo mas compreendo.
Afinal vivemos numa democracia (hipócrita mas não deixa de ser democracia).

Érica disse...

Sim eh verdade. mas se uma criatura dessas quer argumentar, nao me venha com uma asneira dessas de 'cria'! que papo idiota é esse? eh esse tipo de gente ignorante que comete abortos e denigre a imagem do ser humano, que já está podre o suficiente. fico indignada mesmo, odeio gente cretina que só abre a boca p falar besteira! me perdoe mas tenho q contestar esse comentário tão infeliz.
Érica

Anônimo disse...

Já que opinião é como "cú", que cada um tem o seu, eu não vou dar a minha opinião, haja vista que eu não dou o "cú".

Ass: Mariel Mariscot

Diabólica e Sinistra disse...

kkkkkkkkkkkk é cada uma que eu leio! Melhor ver isso que ser cega!
Lê de novo e interprete a frase Mariel Mariscot

"Opinião é como cú cada um tem o seu!"
CADA UM TEM O SEU!

De forma alguma quiz dizer que dar o cú é igual a opinar.
Opinar é saudável, causa criticas e mostra que as pessoas são inteligentes.

Anônimo disse...

Só Aborta quem quer!
Só adota quem quer!

Anônimo disse...

sou contra o aborto

Anônimo disse...

sou muito contra a vadia essa corvarde soube faze e agora nao q cria se nao que da mas faze isso em qualquer nivel e muito baixo tenho nojo dessas mulheres q q nao se horam vadias podres...

Anônimo disse...

ostias tio que e3este video esta de puta madre,.,ademas que la vida es eso ,.algo que solo pasa y punto sin tanta mierda de adornos ,..,.gran aporte viejo ,.,.,vive libre

Postar um comentário

 
Diabólico e Sinistro - Vídeos de Mortes,Fotos de Mortes, Acidentes,Tragédias,Violência © Copyright 2011 | Template Editado por Diabólica e Sinistra |