Monges ateiam fogo no proprio corpo em protesto

terça-feira, 13 de março de 2012.
Monges tibetanos protestam contra a repressão chinesa imolando- se.

O movimento busca chamar a atenção internacional para a causa tibetana que luta por maior independência contra o governo central chinês.

De acordo com organizações de direitos humanos e pró-Tibete, os suicídios públicos ilustram o desespero dos monges com a repressão religiosa e cultural exercida por Pequim nas regiões tibetanas.

No ano passado, foram registradas 12 imolações, cujas causas não podem ser confirmadas porque o governo chinês impede aos jornalistas e observadores estrangeiros o acesso ao Tibete desde 2008.

Na maioria das imolações, os monges denunciaram a repressão, pediram liberdade para o Tibete e o retorno do dalai-lama, seu líder espiritual exilado na Índia desde 1959.

O governo chinês, que nega que reprima os tibetanos, condenou em diversas ocasiões esta cadeia de imolações, as quais qualifica de atos "terroristas", e acusou o dalai-lama de instigá-las. Como exemplo disso, as autoridades citam as orações organizadas por ele em homenagem aos suicidas, o que Pequim considera uma "beatificação".

Até a data de hoje 15 monges suicidaram - se em protestos



Comentários:

Postar um comentário

 
Diabólico e Sinistro - Vídeos de Mortes,Fotos de Mortes, Acidentes,Tragédias,Violência © Copyright 2011 | Template Editado por Diabólica e Sinistra |