No dia 20, o Tribunal Regional Federal (TRF) suspendeu a ordem de reintegração de posse do terreno, mas a Justiça estadual determinou a continuidade da ação. Na terça-feira, o governador Geraldo Alckmin anunciou que o Estado proverá um aluguel social de até R$ 500 às famílias desalojadas na desocupação do terreno. Segundo o tucano, o valor será repassado à prefeitura, e os beneficiados receberão o auxílio até que fiquem prontas suas unidades habitacionais em programas de governo.
Ação no Pinheirinho foi absurda, diz ministra de Direitos Humanos
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou nesta sexta-feira considerar um "absurdo" a operação policial de desocupação da área do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Ela disse, ainda, que a secretaria está atendendo a comunidade para garantir os direitos dos que foram retirados de suas casas, mas negou que o governo federal pretenda questionar na Justiça a atuação das autoridades paulistas no episódio.
"Isso tudo é um absurdo, sobretudo porque a solução para essa situação estava muito encaminhada", disse, após participar de uma das atividades do Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre.
Desde domingo, a área do Pinheirinho vem sendo alvo de ações da Polícia Militar de São Paulo para a reintegração de posse. Cerca de 1,8 mil homens da PM foram acionados para retirar as 9 mil pessoas que viviam havia sete anos na área. O terreno integra a massa falida da empresa Selecta, do investidor Naji Nahas.
"As pessoas têm direito a seus pertences, a seus documentos que estão nas casas. É um absurdo surreal esse tipo de ação. Não é adequado nem nunca foi, ainda mais nos dias atuais no Brasil, quando nós temos a possibilidade de políticas públicas de acesso à moradia, como o programa Minha Casa, Minha Vida", avaliou.
Maria do Rosário disse que a Ouvidoria da SDH e mais duas equipes estão no Pinheirinho, mas que o governo não pode interferir na decisão judicial que autorizou a desocupação, executada pelo governos estadual e municipal. "Vivemos em uma federação, então a responsabilidade das autoridades locais e do Poder Judiciário é grande. O Poder Judiciário, que determinou a desocupação das casas, tem que estar preocupado com a adequação humana da situação das pessoas."
Perguntada sobre uma possível ação judicial contra a ação policial no Pinheirinho, Maria Rosário disse que instâncias como o Ministério Público já estão atuando nessa frente e que a prioridade do governo federal tem sido garantir assistência aos moradores. "Nosso governo está atuando com uma posição humanitária. Não estamos preocupados com ação judicial nesse momento e, sim, com o cuidado com as pessoas numa circunstância que não fomos nós que criamos, mas que sentimos que temos a responsabilidade de cuidar das pessoas."
A ministra participou de um debate sobre Direitos Humanos, Memória e Justiça, em uma sessão especial do FST e do Fórum Mundial de Educação.
Veja os vídeos:
Gravado por um celular de um morador do Pinheirinho, no domingo, dia 22, este vídeo mostra a truculência dos policiais militares convocados para realizarem o processo de desocupação da área.
A agressão com cassetetes foi totalmente gratuita e imotivada.
Vídeo revela os jogos de interesses na expulsão dos 9.000 moradores da ocupação Pinheirinho, de 8 anos, em São José dos Campos. Traz, também, imagens do dia da desocupação (22/01) e depoimentos sobre a truculência policial.



































Olha a irresponsabilidade do público (invasores de terra dando uma de MST graças ao exemplo de um certo alguém, o governo colhe hoje oque plantou ontem) no vídeo. Como diz na matéria, a polícia está cumprindo ordem de desocupação (despejo mesmo, pois é uma propriedade privada) e mesmo assim tem alguns insistentes que quiseram enfrentar a força policial como se quisessem dizer "Se quiserem me tirar daqui vai ter que ser na força". Culpa principal das gestões anteriores do governo que os eleitores que não souberam votar os colocou, achando que quem fala bonito sabe administrar bem, pois bem, sabem "administrar" muito bem o dinheiro público, como o fernando collera, zé sarnento, paulo malufco entre outros e que ainda estão lá tirando seu proveito como sanguessugas quietinhos lá!
A PM não cumpriu a reintegração de posse por vontade própria, por que ELA quem efetivamente resolveu que aquelas "pessoas" teriam que sair dali. Ela apenas cumpriu uma ORDEM JUDICIAL, uma decisão tomada por um único homem ( um JUIZ ), que tomou esta decisão baseada na lei. Se ouve política neste desencadeamento de eventos, a policia é a menos culpada. Até mesmo do que os "moradores" que ocupavam o local. Violência, houve de ambas as partes. Policiais foram agredidos e saíram feridos, mas a imprensa só mostra o que dá audiência, o que comove a opinião pública. Pergunte para um policial se ele estava ali por prazer, por vontade própria. Ele, como policial e militar, apenas cumpriu com seu dever, que é cumprir ordens. Muitos policiais que ali estavam também moram de aluguel. Ou seja, não tem um lar verdadeiramente seu. É preciso analisar os fatos de maneira imparcial, e não simplesmente culpar a PM sem conhecer todo o processo de como se chegou a um resultado. Volto a frisar, a PM não é responsável por decisões jurídicas. Ela apenas cumpre a ordem judicial.
assistam aí !!
NAO MORREU NINGUEM NA OPERAÇÃO!!
http://www.vnews.com.br/video.php?id=14365
Concordo plemamente com vc anônimo e sou SEMPRE a favor da policia e da justiça, porem achei desnecessario atos de violência que de fato ocorreu na "reintegração de posse".
No caso de pinheirinhos o problema não foi policia, juiz ou moradores e SIM POLITICO como já disse préviamente o Fernando.
É obvio, o terreno "é" de uma massa falida e vai pra quem? Para o governo!Que é o verdadeiro culpado de tanta violência gratuita, por motivos claros que não convem escrever aqui por que tenho certeza que o publico do D&s é inteligente para intender essa trama nojenta...
Eu moro perto do Pinheirinho, lá tem muito bandido, tráfico de drogas e armas.VC não pode entrar lá sem se identificar.Foi um bairro muito perigoso, mas claro, tinha pessoas boas que não tem aonde morar e foram parar lá. Muito triste.
Olha não sei que mundo você vive Anônimo, mas eu vivo em um mundo totalmente desigual.. onde existem aqueles que sofrem todo dia para colocar na mesa o alimento para seus filhos e aqueles que ficam em suas salas climatizadas sem sofrer com nada. Só quem vive uma realidade de pobreza, de desigualdade de violência... pode se manifestar. As pessoas precisam ter casa, qualidade de vida, educação, saúde de fato....precisamos redistribuir as riquezas.. ou mobilizar o povo para lutar pelos seus direitos... não estamos mendigando nada estamos lutando para sobreviver em um mundo injusto onde e com pessoas que vendam seus olhos ara não ver a realidade dura de muita gente......
Postar um comentário